Vamos prestar nesta postagem uma homenagem a todos os que contribuíram para o desenvolvimento da notação musical, sem a qual não teríamos música tal como a conhecemos hoje.
Assim como o desenvolvimento da escrita foi fundamental para a transmissão do conhecimento humano a distâncias geográficas e temporais, também na música isto aconteceu. Se não existisse um sistema de escrita musical, nossa música estaria hoje resumida a canções folclóricas transmitidas no boca-a-boca através das gerações e em sua grande maioria restritas à sua região de origem.
Neste sentido, a notação musical é mais eficiente do que a escrita, pois é universal. Recentemente, utilizei orquestra de cordas em uma das minhas produções (Pescador, cantada pela Ná Ozzetti), e as cordas foram gravadas em São Petersburgo, na Rússia. Os músicos russos que tocaram não sabem português, assim como eu não sei russo, de forma que não poderíamos conversar em palavras, mas conseguimos perfeitamente conversar em música; ou seja, bastou enviar para eles as partituras para que executassem sem nenhum problema a composição.
Devemos o sistema de notação musical utilizado hoje, com pautas, claves e notas, principalmente ao monge Guido d'Arezzo, no início do século XI d.C. Antes dele, as tentativas de desenvolvimento de uma forma de escrita musical não permitiam que se representasse com precisão as alturas e durações das notas. O sistema tonal com sete notas fundamentais já era conhecido, mas foi Guido d'Arezzo quem criou os nomes das notas pelas quais são hoje conhecidas (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), extraídas das sílabas iniciais de um hino a São João Batista. Antes, as notas eram representadas por letras de A a G, representação que sobreviveu na Harmonia, como representação de acordes.
Há ainda hoje vários músicos profissionais que não sabem ler música e parecem não sentir falta disto, assim como há ainda cidadãos analfabetos que vivem perfeitamente na sociedade. Mas se alguém me perguntar se vale a pena estudar música, eu responderei que ao menos a notação musical deve ser aprendida por todos os que quiserem trabalhar na área.

Nenhum comentário:
Postar um comentário